Os desafios da segurança de dados para pequenas empresas

Abordamos neste artigo alguns dos desafios da segurança de dados para pequenas empresas e apresentamos algumas soluções. Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando!

Sempre achamos que o foco dos cibercriminosos são as grandes corporações, não é mesmo? Mas a realidade é outra, visto que 65% deles miram pequenas empresas.

Os motivos são claros: gestores de pequenos negócios sequer imaginam que são alvos de crimes virtuais e que dados importantes da companhia e dos clientes podem ser roubados; dessa forma, facilitam o ataque.
Entenda um pouco mais sobre assunto.

Manter sob sigilo dados empresariais e informações pessoais de clientes

As principais vítimas não são as empresas, e sim os inúmeros clientes que podem ter informações pessoais compartilhadas entre um grupo de criminosos, os quais atuam no ambiente virtual. 
Recentemente uma grande rede varejista teve dados de seus clientes vazados e sua reputação manchada em razão do ataque sofrido — apesar das providências tomadas, dados de consumidores foram comprometidos.
Como a situação dificilmente é revertida, a adoção de medidas preventivas é a melhor saída. Para isso, é necessário que o gestor reconheça esse primeiro desafio e entenda, de fato, a importância de investir na segurança de dados.

Garantir a proteção da propriedade intelectual da empresa

Uma das maiores preocupações é voltada à proteção da propriedade intelectual da empresa: é fundamental evitar o extravio de dados para que a imagem e o futuro da companhia não sejam afetados com o roubo de elementos como obras sem registro do direito autoral, marcas, ideias e produtos ainda não patenteados. 
A segurança da informação engloba quatro conceitos essenciais, que são:
• integridade;
• disponibilidade;
• confidencialidade.

Para garantir a preservação dos fatores acima e proteger o seu patrimônio virtual, é necessário investir em diferentes soluções, como:
criptografia de dados;
• antivírus;
• proteção de firewall;
• ferramentas/softwares adequados;
backups;
• monitoramento;
• criação de uma política de segurança da informação;
• Treinamentos de conscientização de colaboradores, dentre outros.

Lidar com malwares cada vez mais perigosos e inteligentes

A segurança de dados não pode ser negligenciada, visto que pequenas empresas são alvos fáceis de cibercriminosos justamente pela facilidade de acesso às informações.  
Um dos desafios enfrentados é lidar com diferentes malwares. O ransomware, por exemplo, é um malware criado com a finalidade de “sequestrar” dados: o acesso ao sistema do computador não é permitido até que o “resgate” seja pago pelo usuário.
Seja por meio de consultorias, da implantação de um setor de TI na empresa ou da contratação de um profissional da área para auxiliar o gestor e a equipe, é imprescindível receber orientações de um especialista a fim de garantir a segurança no ambiente virtual — ele poderá indicar ferramentas adequadas ou criar soluções completas visando a segurança das informações.
Claro que isso gera gastos, e o orçamento de pequenas empresas costuma ser mais restrito, mas é importante entender a importância de tal investimento e os benefícios que serão gerados para a empresa.

Afinal, como proteger os dados empresariais?

Um dos primeiros passos para o empresário, além de ler conteúdos aprofundados sobre o tema a fim de se informar e reconhecer suas vulnerabilidades, é escolher softwares, plataformas, aplicativos etc. que proporcionem a segurança almejada. 
O sistema ERP em nuvem, por exemplo, é voltado para a otimização da gestão empresarial. Com ele, o empreendedor terá controle sobre as áreas cruciais da empresa, como a financeira, de estoque, de vendas etc.
Além disso, esse sistema ainda conta com cadastro de clientes, fornecedores, produtos e serviços.
Imagine se essas informações acabam sendo vazadas!

Por isso, ao adquirir qualquer tipo de software ou utilizar qualquer plataforma online para armazenar dados, certifique-se da segurança oferecida. Algumas questões para considerar: 
• Há o backup de dados — online, diário e automático — em um ou mais servidores?
• Os dados são criptografados?
• O sistema funciona na nuvem?
• Há uma forma de evitar o acesso de membros não autorizados?
• A tecnologia SSL é usada no site em questão a fim de criptografar trocas de informações entre cliente e empresa?
Enfim, vimos neste artigos alguns desafios que pequenas empresas enfrentam relacionados à segurança de dados. O primeiro passo é a conscientização de gestores em relação aos possíveis ataques e aos malefícios advindos deles (roubo de dados, perda de clientes, má reputação no mercado, processos judiciais etc.) e, o segundo, é o investimento em soluções adequadas.

Aproveite para ler

Soluções

Como Ampliar a Proteção de Dados em Dispositivos Móveis?

Soluções

O Que Fazer Para Aprimorar a Segurança dos Seus Dados

Soluções

Entenda Como Uma Conexão VPN é Útil Para os Negócios

Soluções

5 dicas simples de segurança para seus dispositivos

Soluções

BYOD e data center: relação e os impactos nas organizações

Soluções

Testes de intrusão: entenda como funciona

Soluções

Os desafios da segurança de dados para pequenas empresas

Separamos estes assuntos para você

Monitoramento

Phishing: como prevenir e conscientizar os colaboradores

Cibersegurança

Cuidados que você deve ter ao usar uma VPN gratuita

Soluções

Testes de intrusão: entenda como funciona

Cibersegurança

Manipulação do comportamento do usuário: redação ENEM 2018

Acessar os Materiais Ricos

Ransomware

Monitoramento

4 dicas para fazer um gerenciamento de riscos em TI

Monitoramento

Por que é tão importante cuidar dos ativos da informação?

Cibersegurança

Criptomoedas: por que são tão utilizadas pelo cibercrime?

Deixe seu comentário